PAPA RATZINGER FORUM Forum, News, Immagini,Video e Curiosità sul nuovo Papa Benedetto XVI

Bento XVI - noticias e artigos

  • Messaggi
  • OFFLINE
    @Nessuna@
    Post: 9.937
    Registrato il: 09/08/2005
    Utente Master
    00 29/12/2007 07:55
    Papa envia mensagem a Bispo do Paquistão pela morte de Bhutto


    Bento XVI enviou uma mensagem de condolências ao Presidente da Conferência dos Bispos Católicos do Paquistão, D. Lawrence John Saldanha, Arcebispo de Lahore, lamentando a morte de Benazir Bhutto, líder do Partido Popular do Paquistão, que foi ontem assassinada.

    A líder da oposição ao actual regime não resistiu aos ferimentos causados por uma explosão de um camião que, à saída de um comício da ex-Primeira-ministra, vitimou também 20 pessoas e feriu outras 30.

    Através do Secretário de Estado do Vaticano, o Cardeal Tarcisio Bertone, Bento XVI expressa o seu “pesar e proximidade espiritual” aos membros da família e a toda a nação paquistanesa, um acontecimento que apelida de “brutal ataque terrorista”.

    “O Papa reza para que a violência seja evitada e para que todos os esforços construam um clima de respeito e confiança, tão necessários, para que a ordem seja mantida na sociedade e para que as instituições políticas possam funcionar eficazmente”.

    Ecclesia
  • OFFLINE
    @Nessuna@
    Post: 9.963
    Registrato il: 09/08/2005
    Utente Master
    00 05/01/2008 20:37
    Universitários brasileiros em encontro europeu com o Papa

    Aparecida vai participar representando o Brasil da VI Convenção Européia dos Universitários. O encontro será realizada no dia 01 de março de 2008, com o tema "Europa e Américas juntas pela construção da Civilização do Amor", e terá a participação de cidades como Bucarest (România), Toledo (Espanha), Nápoli (Itália) e Nova York (Estados Unidos).

    No evento, jovens de todo o Brasil participarão no Santuário Nacional

    do encontro com o Papa Bento XVI, através de videoconferência.
    Ontem, 4, houve uma reunião na cidade para tratar dos preparativos para o encontro.

  • OFFLINE
    @Nessuna@
    Post: 10.060
    Registrato il: 09/08/2005
    Utente Gold
    00 14/02/2008 03:35
    Misericórdia" e "Autoridade" são ressaltadas em retiro ao Papa

    Rádio Vaticano
    “Cristo digno de fé tem direito à nossa adesão de fé. Cristo misericordioso suscita a nossa plena confiança”. Foi a reflexão oferecida pelo Cardeal Albert Vanhoye ao papa e à Cúria Romana nos exercícios espirituais para a Quaresma, iniciados neste domingo.

    Nesse período estão suspensas as audiências e a atividade ordinária do Santo Padre, inclusive a audiência geral de amanhã, quarta-feira. As duas meditações da manhã de ontem foram: "Cristo sumo sacerdote digno de fé" e "Cristo sumo sacerdote misericordioso".

    Na primeira meditação, "Cristo sumo sacerdote digno de fé", o cardeal ressaltou que Cristo se fez em tudo igual aos irmãos para tornar-se sumo sacerdote misericordioso e digno de fé. “Essas são duas qualidades indispensáveis para exercer a mediação sacerdotal e o ministério pastoral”, notou o purpurado.

    "Essas duas qualidades devem estar presentes necessariamente juntas para fazer um sacerdote. Um homem, cheio de compaixão pelos irmãos, mas não credenciado junto a Deus, não poderia exercer a mediação sacerdotal, estabelecer a aliança. No caso inverso, um ser credenciado junto a Deus, mas a quem faltasse a ligação de solidariedade conosco, não poderia ser o nosso sacerdote", ressaltou o Cardeal.

    “Tudo é possível para quem crer”, explicou. Na segunda meditação, sobre o tema "Cristo sumo sacerdote misericordioso", o pregador ilustrou a qualidade sacerdotal da misericórdia, sentimento em Cristo profundamente permeado de humanidade. “Em Jesus é compaixão adquirida com a participação na sorte de seus semelhantes”, acrescentou.

    "Portanto, não se trata, simplesmente, do sentimento superficial de quem se comove facilmente. Trata-se de uma capacidade adquirida mediante a experiência pessoal do sofrimento. É preciso ter passado pelas mesmas provações, pelos mesmos sofrimentos daqueles que querem se ajudar. Cristo sabe compadecer-se porque em tudo foi provado como nós", falou.

    Na meditação de ontem à tarde, "Como Cristo tornou-se sumo sacerdote", o pregador ressaltou que a Carta aos Hebreus proclama que Cristo é o verdadeiro, único sumo sacerdote. “O ensinamento de Jesus indica-nos um modelo profundamente diferente, em contraste com o do sacerdócio antigo”, acrescentou o cardeal francês. “Entre dois modos possíveis de servir a Deus, um com sacrifícios rituais, o outro nas relações humanas, de fato, Jesus escolheu este último, sabendo que Deus prefere a misericórdia”, complementou.

    "A atitude generosa de Jesus mediador foi acolher plenamente a solidariedade humana. A morte, o pecado existiam. Jesus desceu nesta miséria humana oferecendo o seu amor. Fez da morte uma ocasião de amor extremo. E assim tornou-se sumo sacerdote e traçou um caminho da nova aliança, o caminho da comunhão com Deus reencontrado para nós pecadores", afirmou.

    Por fim, o Cardeal Vanhoye indicou o caminho para interpretar corretamente a nossa participação no sacerdócio de Jesus: “Devemos tornar-nos profundamente solidários com os nossos irmãos e assumir sobre nós as alegrias, as esperanças, as aspirações dos outros para manifestar-lhes o amor de Deus e conduzi-los na comunhão divina”.
  • OFFLINE
    @Nessuna@
    Post: 10.100
    Registrato il: 09/08/2005
    Utente Gold
    00 09/03/2008 20:01
    Papa celebra missa para jovens

    Na manhã deste V e último domingo da Quaresma, Bento XVI visitou, como Bispo de Roma, o Centro Internacional Juvenil São Lourenço, próximo à Praça São Pedro, no Vaticano, onde, presidiu à celebração Eucarística na igreja romana de São Lourenço em “Piscibus”.

    Trata-se de um lugar, desejado pelo Papa JPII, que o inaugurou em 23 de março de 1983. Dois anos depois, por ocasião do Ano Internacional da Juventude, proclamado pela ONU, Karol Wojtyla escreveu uma Carta Apostólica aos Jovens e às Jovens do Mundo inteiro.

    Sua Carta foi publicada em 31 de março de 1985, Domingo de Ramos, primeiro Dia Internacional da Juventude, instituído oficialmente por JPII. Desde então, este dia é celebrado, em anos alternados: em “nível diocesano” e em “nível mundial”, em países diferentes, na presença do Papa.

    Enfim, Bento XVI quis celebrar os 25 anos de fundação deste Centro Juvenil São Lourenço, onde os jovens, provenientes de todo o mundo, podem participar da Santa Missa e de encontros de oração, de reflexão e de festa.

    Depois da celebração Eucarística na igreja de São Lourenço, o Santo Padre regressou à vizinha Residência Apostólica Vaticana, onde, da janela de seu gabinete de trabalho, rezou a oração dominical do Ângelus, com os numerosos peregrinos, fiéis e turistas, presentes na Praça São Pedro.

    Rádio Vaticano
  • OFFLINE
    @Nessuna@
    Post: 10.192
    Registrato il: 09/08/2005
    Utente Gold
    00 24/10/2008 20:53
    Papa pensou em excluir capítulo polêmico de livro

    Quando era cardeal, o papa Bento XVI pensou em eliminar um polêmico capítulo de seu livro "O espírito da liturgia", de 2000, em que defendia a celebração de missas de costas para os fiéis, mas resolveu mantê-lo e estudos posteriores "demonstraram que era correta a idéia de base".
    Assim contou o próprio pontífice na introdução do primeiro volume de sua "Opera Omnia" (coletânea de todas as obras) em alemão, apresentada hoje no Vaticano.

    Em "O espírito da liturgia" o então cardeal Joseph Ratzinger tratava, entre outros temas, da orientação do altar e dizia que era melhor o sacerdote dar as costas aos fiéis do que ao altar, o que lhe rendeu inúmeras críticas.

    Bento XVI conta que diante da "distorção" criada sobre sua obra, "concentrada em nove páginas de um total das 200 do livro" e com o objetivo de que emergisse "seu autêntico tema", chegou a pensar em várias ocasiões em tirar esse capítulo.

    No final, ressaltou o papa, estudos sucessivos ao livro (dos teólogos Lang e Heid) demonstraram "que as idéias de fundo eram corretas, ou seja que a idéia de que os sacerdotes e fiéis devam se olhar de frente durante as preces, surgido na etapa moderna é completamente estranho aos antigos cristãos".

    "O sacerdote e os fiéis não rezam um a outro, mas voltados ao Senhor", precisou o papa.

    Bento XVI acrescentou na introdução do livro que "por sorte" se aceita cada vez mais a proposta que fazia no capítulo da polêmica: "não mudar a disposição das igrejas, mas simplesmente colocar uma cruz no meio do altar, à qual olhem juntos sacerdotes e fiéis olhando ao Senhor".

    O papa vem justamente potencializando, em seu Pontificado, a colocação da cruz no centro do altar.

    A "Opera Omnia" de Bento XVI, apresentada hoje pelo bispo de Regensburg (Alemanha), Gerhard Ludwig Muller, se compõe de 16 tomos.

    Hoje o que se apresentou foi o décimo primeiro, da liturgia, por sugestão do próprio papa.

    EFE
  • OFFLINE
    @Nessuna@
    Post: 10.193
    Registrato il: 09/08/2005
    Utente Gold
    00 24/10/2008 20:55
    Papa suspende bispo por tentar adotar criança

    Um bispo católico foi suspenso pelo papa Bento XVI depois que decidiu adotar uma criança. John Thattunkal exercia a função em Kochi, no sul da Índia, de acordo com a Ansa.

    Daniel Acharuparambil, arcebispo de Verapoly e presidente da Conferência Episcopal do Estado de Kerala, assumiu a diocese no lugar do antigo colega.

    Thattunkal, que já tinha convocado o clero de sua diocese para se desculpar quando a decisão foi tomada, se dispôs a pedir demissão e cancelar a adoção, caso o Vaticano ache apropriado.

    TERRA
  • OFFLINE
    @Nessuna@
    Post: 10.202
    Registrato il: 09/08/2005
    Utente Gold
    00 13/11/2008 20:55
    Bento XVI recebe presidente Lula




    O presidente Lula foi recebido hoje, 13, pelo Papa Bento XVI no Vaticano. Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, a audiência transcorreu em um clima cordial que permitiu "troca de opiniões frutuosa sobre temas da atual conjuntura internacional e regional".

    O encontro abordou aspectos da situação no Brasil, em particular sobre a política social que quer melhorar as condições dos marginalizados. As políticas visam ainda favorecer o papel fundamental da família na luta contra a violência e a degradação social.

    A colaboração entre a Igreja e o Estado foi sublinhada com vista à promoção dos valores morais e do bem comum não apenas no país, mas em especial em favor da África.

    Lula da Silva agradeceu a visita de Bento XVI ao Brasil, em Maio de 2007, por ocasião da V Assembléia Geral do Episcopado Latino Americano e do Caribe, em Aparecida.

    Após o encontro com o Papa, Lula e o Ministro dos Assuntos Externos, Celso Amorim, encontraram-se com o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, acompanhado pelo Secretário para os assuntos estrangeiros, Dom Dominique Mamberti.

    Acordo entre Brasil e Santa Sé

    Este encontro visava firmar um acordo entre Brasil e Santa Sé. Também o Núncio do Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri esteve presente.

    O acordo consolida os tradicionais vínculos de amizade e colaboração existente entre os dois países. O documento trata de diferentes assuntos, entre os quais, o estatuto jurídico da Igreja Católica no Brasil, o reconhecimento dos títulos de estudo, o ensino religioso nas escolas públicas, o matrimónio canônico e o regime fiscal.

    No ato da assinatura, Dom Dominique Mamberti recordou as palavras do Papa, em sua visita ao Brasil. "Bento XVI indicou que este país ocupa um lugar especial no coração do Papa não apenas porque nasceu cristão e por possuir um elevado número de católicos, mas, principalmente, porque é uma nação rica em potencialidades com uma presença eclesial que é motivo de alegria e esperança para toda a Igreja".

    O Bispos apontou que o acordo não vem estabelecer "privilégios, pois não é privilégio o reconhecimento de uma realidade social como é o grande relevo histórico e social e atual que a Igreja católica tem no Brasil, sem deixar de ser uma sociedade pluralista e onde os cidadãos de outras religiões praticam a sua fé e convicção ideológica.

    Dom Dominique Mamberti quis ainda sublinhar o papel da Conferência Episcopal do Brasil, na gênese deste acordo. "Foi o episcopado que, em 1991, sugeriu o estabelecimento de um Acordo Internacional entre a Igreja e o Estado. Depois do impulso inicial, em 2006, deram-se passos nas negociações, que terminam neste feliz acontecimento, que quer consolidar as relações entre o Brasil e a Santa Sé e favorecer o desenvolvimento da missão da Igreja católica, mas também promover o progresso espiritual e material de todos os habitantes.

    cancaonova
14