PAPA RATZINGER FORUM Forum, News, Immagini,Video e Curiosità sul nuovo Papa Benedetto XVI

La Fé y la Ciencia

  • Messaggi
  • OFFLINE
    @Nessuna@
    Post: 10.240
    Registrato il: 09/08/2005
    Utente Gold
    00 12/02/2009 01:11
    El Vaticano dice que se ha violado el quinto mandamiento, el de «no matarás»

    En el caso de Eluana Englaro «ha sido violado el quinto mandamiento, que indica «no matarás»», según afirmó el cardenal Javier Lozano Barragán, presidente del Consejo Pontificio para la Pastoral Sanitaria. Lo cuenta Juan Vicente Boo en ABC.

    El portavoz del Vaticano, padre Federico Lombardi, reiteró ayer que Eluana «no dependía de máquinas para vivir, sino únicamente del suministro de alimentos e hidratación», y manifestó su esperanza en que su muerte «abra una serena reflexión de búsqueda del mejor modo de cuidar a las personas mas débiles».

    El arzobispo Rino Fisichella, presidente de la Academia Pontificia de la Vida, respaldó el proyecto de ley en el Parlamento pues establece dos principios importantes: que el testamento vital tiene que ser escrito y que la alimentación e hidratación no se consideran una terapia.


    Periodista Digital
  • OFFLINE
    @Nessuna@
    Post: 10.241
    Registrato il: 09/08/2005
    Utente Gold
    00 06/03/2009 21:10
    Jornais do mundo falam sobre caso de excomunhão e aborto

    SÃO PAULO - O caso do aborto a que foi submetida a menina brasileira de 9 anos estuprada pelo padrasto e grávida de gêmeos não está provocando discussões somente no País. Jornais de diversos países ao redor do mundo também repercutiram. É o caso do jornal italiano Corriere della Sera, que deu destaque para a excomunhão de todos que participaram do processo do aborto pelo arcebispo de Recife e Olinda, d. José Cardoso Sobrinho. Segundo o jornal, d. José, que não tem autoridade para realizar excomungações, "encontrou apoio no Vaticano."

    Segundo o padre Gianfranco Grieco, da sede do Conselho Pontifício para a Família, entrevistado pelo jornal, "é muito, muito delicado, mas a Igreja nunca pode trair sua missão, que é defender a vida desde a concepção até à morte natural, mesmo em face de um drama humano tão forte como o da violência de uma criança."



    O jornal também lembra outro caso semelhante, de uma menina de 11 anos em Iraí, a 480 de Porto Alegre, que está no sétimo mês de gravidez e era violentada por um parente próximo.



    O espanhol El País publicou uma matéria mais longa sobre o assunto, destacando o confronto entre Estado e Igreja no caso. Segundo o jornal, "o episódio colocou o Estado e a Igreja Católica em lados opostos, em um país onde os papéis de ambos não costumam homogeneizar."



    O El País colocou, do lado do Estado, as declarações do ministro José Gomes Temporão de quinta-feira, 5, em que ele se diz abalado e chocado com o episódio. Do lado da Igreja, o jornal reproduziu as declarações de d. José em defesa do Direito Canônico.



    Já o jornal norte-americano The New York Times contou o caso sucintamente, falando menos aspecto religioso e dando destaque ao fato de que, segundo Fátima Maia, diretora do hospital onde o aborto foi realizado, "a gravidez representa um sério risco para a saúde da menina."

    estadao.com.br
6